Para alcançar jovens que estão em fase de obter a primeira habilitação e destacar a importância da prática de hábitos seguros no trânsito, a Coordenadoria de Educação do Detran.RJ retomou ontem (23/3) o projeto 'Trânsito Responsável'. O programa mira jovens do Ensino Médio, além de calouros universitários e adolescentes, em geral. Eles são o alvo principal do projeto de conscientização, que se utiliza de uma linguagem multimídia comum ao universo da garotada: vídeos com animações, depoimentos, vocabulário jovial e elementos educativos. Nesta quarta-feira (23/3), o Colégio Marista de Jacarepaguá foi o primeiro a receber a visita da edição 2022 do programa, contando com a participação de 40 alunos do 3º Ano do Ensino Médio da escola. As próximas agendas serão divulgadas nos próximos dias no site do departamento.
De forma dinâmica e descontraída, os adolescentes e jovens aprenderam sobre os perigos de misturar álcool e direção e sobre a necessidade do respeito às regras de trânsito. As apresentações do projeto são conduzidas pelos agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito. A ação contou com as seguintes atividades: palestra educativa; dinâmica do circuito com óculos de simulação de efeitos de álcool e drogas no organismo; depoimentos de integrantes do Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito (Navi) do Detran.RJ.
O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Fellipe Santos, afirmou que é importante sensibilizar os adolescentes para o papel eles já exercem hoje, como pedestres e ciclistas. Sem se esquecer de que, no futuro, eles poderão ser também motoristas e condutores. "Aproveitamos a pausa, por conta da pandemia, para reformularmos o projeto, que agora conta com a importante participação do Navi. É preciso sempre reforçar com todos os públicos o respeito às regras de trânsito e à preservação da vida", ressaltou Fellipe.
Os colégios e universidades interessados em receber o programa 'Trânsito Responsável' deverão entrar em contato com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito, por meio do e-mail educacao@detran.rj.gov.br ou pelo telefone 2332-0423. Entre em contato e seja um parceiro na construção de um trânsito mais seguro e solidário.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °