Domingo, 22 de Maio de 2022 21:19
22 99890-3597
Saúde Rio das ostras

Rio das Ostras está trabalhando para oferecer aos pacientes ostomizados, moradores da Cidade, melhores condições de cuidados com a saúde

No encontro, foram debatidas ações que visam aproximar os munícipes ostomizados com a Secretaria de Saúde e, também foram tratadas as dificuldades enfrentadas por esses pacientes

25/03/2022 13h34
45
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Rio das Ostras está trabalhando para oferecer aos pacientes ostomizados, moradores da Cidade, melhores condições de cuidados com a saúde

Rio das Ostras está trabalhando para oferecer aos pacientes ostomizados, moradores da Cidade, melhores condições de cuidados com a saúde. Na última quarta-feira, 23, a Secretaria de Saúde, por intermédio da Comissão Permanente dos Direitos da Pessoa com Deficiência, se reuniu na Câmara Municipal, com a Associação Estadual de Pessoas com Ostomia do Rio de Janeiro (AEPORJ) e Associação dos Ostomizados da Baixada Litorânea (AOSBL) – Núcleo Rio das Ostras.

No encontro, foram debatidas ações que visam aproximar os munícipes ostomizados com a Secretaria de Saúde e, também foram tratadas as dificuldades enfrentadas por esses pacientes na aquisição dos dispositivos coletores e dos cuidados de saúde ligados à estomização. Foram abordadas as questões de vinculação e acompanhamento dos pacientes de Rio das Ostras no Polo de Cabo Frio e a necessidade de descentralização deste serviço para oferta dentro do Município.

Rio das Ostras, por meio de acordos firmados pela Secretaria Estadual de Saúde, está integrada à Rede de Cuidados à Pessoa Ostomizada, pelo Sistema Único de Saúde – SUS, por meio do Polo da Baixada Litorânea, situado em Cabo Frio, onde é realizado a dispensação de insumos e apoio multiprofissional em saúde.

A Secretaria de Saúde apresentou as providências tomadas, que incluíram o levantamento dos dados cadastrais dos pacientes ostomizados de Rio das Ostras, a pactuação com a gestão do Polo Cabo Frio para o encaminhamento dos dispositivos coletores para que o fornecimento do material ocorra em Rio das Ostras, evitando o deslocamento e a designação de assistente social efetiva para apoio aos pacientes.

O Município firmou o estabelecimento de processo administrativo para aquisição de insumos não disponibilizados pela pactuação estadual o que possibilitará ganho de qualidade de vida aos munícipes ostomizados de Rio das Ostras.

“Compreendemos que esse encontro foi um passo significativo na garantia de direitos dos pacientes ostomizados e nos comprometemos na manutenção do diálogo com as associações na finalidade de qualificar a atenção em saúde prestada a essa população”, destacou o Secretário de Saúde, Denilson Santa Rosa.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio