Domingo, 22 de Maio de 2022 19:22
22 99890-3597
Geral NOVA RG

Novo RG terá numeração única; confira as principais mudanças

A nova carteira de identidade usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.

04/03/2022 06h42
55
Por: Redação Fonte: concurso Brasil
Novo RG terá numeração única; confira as principais mudanças

O novo RG, lançado a poucos dias pelo governo federal, já está em vigor e possui numeração única. A emissão do documento será gratuita e os institutos estaduais de identificação terão prazo de até 6 de março de 2023 para se adequar às alterações.

atualmente, o RG é um dos documentos mais importantes no Brasil, podendo ser apresentado nos mais variados casos, como abertura de contas em agências bancárias, realização de vestibular e para prestar concursos públicos.

Novo RG terá numeração única?

A nova carteira de identidade usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos brasileiros, sem considerar o estado onde o documento for emitido.

Segundo o governo federal, o novo RG é considerado mais seguro porque permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive se estiver offline.

Dessa forma, será possível ter o documento físico, emitido em papel, e os cidadãos também poderão acessar a nova identidade no formato digital. A ideia é acabar, de forma gradativa, com a possibilidade de ter uma carteira de identidade em cada uma das 27 unidades da federação, todas com a numeração distintas.

O documento começou a ser feito no dia 1 de março de 2022. Contudo, o governo determinou o prazo de até o mês de março de 2023 para os estabelecimentos que emitem esse documento poderem se adequar

Para atualizar o seu documento, será comparecer a um instituto de identificação local e apresentar a certidão de nascimento ou a certidão de casamento.

Validade do documento antigo

O governo federal informou que o formato antigo da Carteira de Identidade terá validade por até 10 anos para aqueles que possuem até 60 anos. Por outro lado, quem possui idade superior terá a mudança facultativa.

Aqueles que não adequarem o documento no prazo previsto perderão o status de documento de identificação. Todas as informações e a regulamentação do novo RG estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU), de 23 de fevereiro de 2022

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio