Domingo, 22 de Maio de 2022 20:17
22 99890-3597
Geral SIT Macaé

Prefeitura atualiza linhas e serviços de ônibus

Com essa medida, a gestão municipal passa a ter mais poder de cobrança e a fiscalização pode atuar de forma mais efetiva.

25/02/2022 12h15
49
Por: Redação Fonte: Redação
Prefeitura atualiza linhas e serviços de ônibus

Levando em conta o desenvolvimento urbano e social, que acarretou na necessidade de atualização e organização do transporte urbano coletivo, a Prefeitura de Macaé divulgou itinerários e serviços visando melhorar o atendimento aos usuários. O conteúdo foi publicado no Diário Oficial do Município, por meio da Resolução nº 001/2022, da Secretaria de Mobilidade Urbana, nesta semana. A última vez que o município fez uma atualização das linhas de ônibus foi em 2007, ou seja, há 15 anos. Esse é um passo importante para a população ter todos os serviços de linhas publicado oficialmente.

Com essa medida, a gestão municipal passa a ter mais poder de cobrança e a fiscalização pode atuar de forma mais efetiva. O não cumprimento das medidas que compõem a resolução, por parte da concessionária, gerará multa contratual.

"Essa é mais uma medida para melhorar o atendimento no transporte, enquanto agilizamos a nova concessão do serviço. Com isso, publicado oficialmente, conseguimos cobrar mais a empresa por um serviço melhor. Na resolução, o município atualiza os itinerários e serviços que a demanda populacional vem apontando na retomada das atividades presenciais. Teremos o serviço ‘Rápido’ nas linhas que têm mais demanda, regulado e com previsão de horários, para agilizar o atendimento e serviço aos passageiros. Além disso, estabelecemos as nomenclaturas e simbologias de todas as 57 linhas operacionais e serviços complementares do município", informou o Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

O que muda para a população com a atualização

O serviço de linhas "Rápido" passa a ser ofertado à população nas linhas de maior demanda: T11 (Terminal Lagomar x Terminal Parque de Tubos); T111 (Terminal Lagomar x Terminal Central); T23 (Terminal Lagomar x Cavaleiros Firmas, via Linha Azul); T41 (Terminal Cehab x Cavaleiros Firmas, via Viaduto) e A73 (Engenho da Praia x Terminal Central, via Barreto).

A nomenclatura operacional das outras 52 linhas que atendem o município, com seus respectivos itinerários, também consta da Resolução nº 001/2022.

A concessionária deverá fornecer, semanalmente, à Secretaria de Mobilidade Urbana, um relatório contendo os dados operacionais de liberação dos veículos com a programação operacional por linha.

"Até mesmo para a próxima licitação essa resolução é importante, para garantir uma melhor distribuição das linhas. Lembrando também que a resolução não é definitiva, havendo necessidade de readequação, a secretaria providenciará. O mais importante é que estabelecemos as linhas de serviços rápidos para melhor atender a demanda da população. O transporte é direito de todos e nossa obrigação", pontuou o coordenador de Transportes, Luiz Carlos Moreira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio