Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 21:51
22 99890-3597
Geral Infraestrutura

Inicia revitalização da área comercial da cidade

O objetivo inicial é realizar o ordenamento, limpeza e fiscalização do espaço que atende um dos principais pilares da economia local,

09/02/2021 13h17
61
Por: Redação Fonte: Redação
Inicia revitalização da área comercial da cidade

O Calçadão da Avenida Rui Barbosa e ruas situadas no Centro da cidade irão receber a “Força-tarefa” organizada pela prefeitura que planeja a revitalização da área do comércio mais tradicional de Macaé. A ação conjunta é liderada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e contará com a participação das secretarias de Mobilidade Urbana, Ordem Pública e Infraestrutura, através da adjunta de Serviços Públicos.

O objetivo inicial é realizar o ordenamento, limpeza e fiscalização do espaço que atende um dos principais pilares da economia local, prioridade definida pelo prefeito Welberth Rezende no planejamento para os 100 dias de governo.

“Esse momento marca o retorno do diálogo entre o governo e o empresariado local. Sabemos das dificuldades e vamos trabalhar para levar as soluções. Essa agenda será contínua para assegurar também a realização de projetos a médio e a longo prazo”, destacou o prefeito.

A iniciativa foi apresentada nesta segunda-feira (8) pelo governo aos representantes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “A fiscalização é essencial para organizar a área comercial do Centro, um dos principais apelos dos comerciantes”, defendeu Olavo Pinheiro Júnior, presidente da ACIM.

A retirada das tendas montadas no trecho da Avenida Rui Barbosa, em frente ao Teatro Municipal, também foi solicitada pelos representantes do comércio, como forma de melhorar o acesso da população à região. “Precisamos iniciar o trabalho de recuperação do Centro e do Calçadão que representa o berço do nosso comércio. O resgate da região é fundamental para auxiliar o setor a se reerguer”, disse Luís Henrique Fragoso, presidente do CDL Macaé.

Ações como a manutenção das redes elétricas e de iluminação pública, reorganização do descarte de resíduos, limpeza geral do passeio público e troca do paisagismo serão realizadas pelas secretarias. A Mobilidade Urbana já realiza licitação para aquisição de novos bicicletários que serão instalados no Calçadão e ruas do entorno.

Novo projeto

A Força-tarefa marca também a elaboração de um novo projeto estrutural para o Calçadão, cujas adequações propostas pela ACIM e CDL serão levadas à Secretaria Adjunta de Obras.

A reunião contou com a presença dos secretários adjuntos de Serviços Públicos, Rodrigo da Silva; de Segurança Pública, Marcos Possati; de Turismo, Fernando Amorim e de Políticas Energéticas, Júnior Luna.

O consultor técnico da secretaria adjunta de Turismo, Léo Anderson, e Coordenador de Assuntos Comunitários e Apoio aos Bairros, Roberto Shello Marcelino, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, também participaram da reunião.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.