Quarta, 03 de Março de 2021 04:58
22 99890-3597
Geral saúde Animal

Macaé implanta Unidade Básica de Saúde Animal

O espaço será administrado pela Coordenadoria Especial de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, e vai oferecer serviços de atendimento veterinário

02/02/2021 10h11
87
Por: Redação Fonte: Redação
Macaé implanta Unidade Básica de Saúde Animal

O antigo Ambulatório Veterinário Municipal, ligado à Secretaria Municipal de Agroeconomia, vai se tornar um serviço essencial da saúde e ganhará a qualificação de Unidade Básica de Saúde Animal (UBS Animal). O espaço será administrado pela Coordenadoria Especial de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, e vai oferecer serviços de atendimento veterinário e medicação, além de castração de cães e gatos. A previsão é que até o próximo mês de março a UBS Animal seja inaugurada em um novo local dentro do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.

O distrito de Córrego do Ouro, na Região Serrana, também vai ganhar uma UBS Animal. Nessa localidade, a previsão de inauguração é até julho deste ano. O objetivo é ofertar serviços veterinários gratuitos e estruturados em localidades onde há necessidade comprovada, o que garante a diminuição do abandono e maus tratos dos animais.

As Unidades terão bases para o serviço do Programa de Castração de Animais, que será oficializado pela administração pública municipal com metas e resultados para efeito de controle populacional de cães e gatos nas áreas estratégicas da cidade, assim como a prevenção de zoonoses.

Os serviços oferecidos pelas unidades atenderão protetores e projetos sociais que ajudam animais e que têm custos com serviços privados. "Essa é uma forma de ajudar aqueles que cuidam dos animais e dependem de doações, pois agora terão serviços públicos disponíveis e não precisarão pagar por eles. O número de animais em situação de rua está intimamente ligado à falta de ofertas de serviços públicos gratuitos", pontuou a Coordenadoria Especial de Promoção à Saúde dos Animais, Pâmela Mussi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.