Segunda, 18 de Janeiro de 2021 00:18
22 99890-3597
Geral concessão saneamento

Governo do Rio lança edital de concessão do saneamento básico que abrange apenas uma cidade da região da Bacia de Campos

A região do entorno da Bacia de Campos teve 1 município contemplado no edital de concessão do saneamento básico à iniciativa privada

30/12/2020 14h09
59
Por: Redação Fonte: Clique Diario
Governo do Rio lança edital de concessão do saneamento básico que abrange apenas uma cidade da região da Bacia de Campos

A região do entorno da Bacia de Campos teve 1 município contemplado no edital de concessão do saneamento básico à iniciativa privada, publicado nesta semana pelo governo estadual do Rio, e que vem sendo defendido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) nos últimos anos.

 

Ao todo, são 13 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana do Rio, sendo Casimiro de Abreu o único representante do entorno da Bacia de Campos, dentro do edital de concessão que é considerado um dos maiores projetos em infraestrutura e meio ambiente do país.

 

Além de Casimiro, estão Cachoeiras de Macacu, Maricá, Saquarema, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, São Francisco de Itabapoana, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras e São Sebastiao do Alto.

 

Segundo a Firjan, ao todo, seriam diretamente beneficiados 542.556 moradores dessas 13 cidades, conforme dados populacionais estimados para este ano de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O projeto prevê a manutenção da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) na produção e no tratamento de água, enquanto os concessionários da iniciativa privada fariam a distribuição, a coleta e o tratamento do esgoto, como acontece, por exemplo, nos contratos de Parceria Público-Privada (PPP) em Rio das Ostras e Macaé.

 

“Um estudo feito pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ) identificou que, levando-se em conta a capacidade de investimento da Cedae, seriam necessários 140 anos para atingir a universalização do saneamento básico no Estado do Rio. Em julho deste ano, o Congresso Nacional aprovou o Marco Legal do Saneamento prevendo essa universalização até 2033”, explicou a Firjan.

 

Para o presidente da Firjan do Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, o edital pode possibilitar o desenvolvimento de diversos setores para além do saneamento básico, proporcionando melhorias da qualidade de vida das populações contempladas.

 

“O benefício é enorme não apenas em setores diretos, como a saúde e o meio ambiente, como também na geração de emprego e renda que uma obra dessa magnitude é capaz de gerar. Setores como a construção civil, comércio, serviços e logística, que são fortes em Campos [dos Goytacazes], por exemplo, certamente serão indiretamente beneficiados, o que auxilia toda a cadeia produtiva da indústria e a retomada econômica da região. Trata-se, portanto, de uma ótima notícia no fim de um ano tão turbulento para todos”, comemorou o presidente da Firjan Norte Fluminense

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Sobre o município
Rio de Janeiro é um município brasileiro, capital do estado homônimo, situado no Sudeste do país.
Barra de Macaé - RJ
Atualizado às 00h07 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 33°

28° Sensação
14.9 km/h Vento
76.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio