As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram a retomada dos atendimentos presenciais no dia 14 de setembro, depois de passarem meses fechadas devido à pandemia. Entretanto, segurados que agendaram perícia médica acabaram enfrentando transtornos, já que esses atendimentos foram cancelados.

Em nota divulgada nesta quarta-feira, o INSS informou que o reagendamento de perícias será realizado automaticamente, devido ao excesso de demanda observado na última semana para consultar a agenda e outras informações, e que irá entrar em contato com os segurados por telefone para avisar sobre o novo horário.

A própria autarquia federal irá realizar as ligações até a próxima sexta-feira, 25, para todos aqueles que estiverem com o cadastro atualizado. Para a segurança dos beneficiários, é importante ressaltar que o INSS não irá solicitar quaisquer dados bancários ou relacionados ao benefício por telefone.

Os segurados que tiveram a perícia médica cancelada e não receberem a ligação do INSS, ou que não puderem comparecer na data e hora marcadas pelo Instituto poderão reagendar o atendimento pelo telefone 135, ou por meio do site ou aplicativo Meu INSS a partir da semana que vem.

O cancelamento dos atendimentos ocorreu devido à recusa dos peritos médicos, que alegaram falta de segurança em diversas unidades. A própria categoria realizou inspeções nas agências, e a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) autorizou que profissionais de 102 agências do INSS voltem a atender a partir desta quarta-feira, 23.

INSS quer otimizar atendimento pela Central 135

Apesar da retomada dos atendimentos presenciais, o INSS continuará oferecendo serviços pelos canais remotos. Assim, para melhorar o atendimento pelo telefone 135, o Instituto pretende contratar uma nova central de atendimento.

Desta forma, será possível aumentar em até 30% a capacidade de atendimento telefônico. Além do agendamento, são oferecidos pelo 135 outros serviços como consultar informações de pagamento de benefício, pedidos de revisão, cancelar requerimentos e consultar andamento de pedidos.

De acordo com o INSS, ao aumentar a capacidade de atendimento pelo canal, o tempo de espera será reduzido, uma vez que a ligação será transferida automaticamente para a central que estiver menos sobrecarregada naquele momento, tornando o atendimento mais rápido e eficiente.

A Central de Atendimento 135 funciona de segunda à sábado, das 7h às 22 horas (Horário de Brasília). Já o atendimento eletrônico é feito 24h.

Fonte: 24/09/2020

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