Após a confirmação de dois casos de Covid-19 no posto de vistoria de Teresópolis, a unidade não funcionará por sete dias, a partir desta quarta-feira (16/9), por orientação da Secretaria Municipal de Saúde. O posto passará por uma sanitização completa e todos os funcionários serão testados.

Os motoristas que estavam agendados para os serviços veiculares nos dias 16, 17 e 21/9 serão atendidos nos dias 23,24 e 25 /9, respectivamente. Os usuários serão informados pela Diretoria de Registro de Veículos sobre a alteração dos agendamentos.

Lembramos que o calendário do licenciamento foi prorrogado e as placas 0, 1 e 2 só vencem em 30 de setembro, portanto todos os veículos com o licenciamento 2019 estarão regulares até esta data. O Detran.RJ orienta que seja feita a versão digital do documento para evitar aglomerações nos postos. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser baixado em aparelhos celulares ou tablets, é válido em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido no Detran. O passo a passo está disponível no link:  https://youtu.be/qXAS5N1KtQg.

Para segurança de funcionários e usuários, os postos de vistoria funcionam no modelo drive-trhu, onde o motorista não precisa sair do veículo para realizar o procedimento, minimizando os riscos de contaminação. Para não gerar aglomerações, as vagas seguem limitadas, já que a pandemia ainda é uma realidade. O Detran.RJ reforça a importância de procurar os serviços em caso de extrema necessidade. Se for imprescindível, use máscara de proteção e não leve acompanhantes.

Saiba mais sobre os serviços veiculares:

CRLV Digital

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser baixada em celulares ou tablets, é válida em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido no Detran. O passo a passo está disponível no site do departamento ou no link:  https://youtu.be/qXAS5N1KtQg. Para ter acesso, basta quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o seguro DPVAT, no site da seguradora Líder.

A exceção é para veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar que ainda precisam emitir o documento nos postos do Detran, pois esses veículos possuem particularidades, além de ser necessário a apresentação de outros documentos como registro na ANTT e CSVs.

Lembramos que o risco de contaminação ainda existe e pedimos que o proprietário busque pelo serviço presencial apenas se for imprescindível. Para ter acesso aos serviços é necessário agendamento prévio (exceto para troca de placa dianteira e comunicação de venda, com limitação de 20 por dia) pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042).

A lista com os locais e serviços disponíveis está disponível no seguinte link http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11198. Na sede, no Centro do Rio, o atendimento acontece das 8h às 16h; nos postos de vistoria, das 9h às 17h; nas USVs, das 9h às 17h; e nas unidades do Rio Poupa Tempo (RPT), das 8h às 17h.

Calendário de Licenciamento

O Detran prorrogou o calendário de licenciamento anual de veículos por causa dos impactos da pandemia. Com a ampliação do prazo, os motoristas do Estado do Rio ganharam mais tempo para retirar o CRLV 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, pelo aplicativo. Confira o novo calendário:

– Finais de placa de 0 a 2 – até 30 de setembro de 2020
– Finais de placa de 3 a 6 – até 31 de outubro de 2020
– Finais de placa de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020

Veículos Irregulares

Mesmo com a suspensão de prazos para alguns serviços por tempo indeterminado e com a prorrogação do calendário de licenciamento, o Detran.RJ liberou do agendamento para o licenciamento anual veículos em situação irregular, ou seja, que não possuem o documento 2019 até o momento.

Para emitir o documento, basta o proprietário quitar os débitos de 2020, como a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o DPVAT, no site da seguradora Líder. Em seguida, se dirigir aos postos de vistoria que realizam atendimento drive-thru (veja a lista no link http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11198), nestes casos o procedimento só ocorre com a presença do veículo, ou ir às unidades do Rio Poupa Tempo ou sede, sem necessidade de levar o automóvel.

Vale lembrar que veículos que já estão aptos a realizarem a emissão digital não se enquadram nestes casos e não serão atendidos caso procurem a unidade para a emissão física do documento. Para saber se seu documento 2020 já está disponível em versão digital, basta acessar o link http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=16&tipo=crlv e visualizar se no cadastro de seu veículo consta como último licenciamento o ano 2020.

Neste primeiro momento, para evitar aglomerações e para não diminuir a oferta de vagas para outros serviços nas unidades, haverá uma limitação de 20 atendimentos diários por unidade e estarão disponíveis sempre no horário de abertura destes locais.
Veículos novos

Os proprietários de veículos novos poderão dirigir automóveis sem placa. A medida se aplica a veículos adquiridos a partir do último dia 19 de fevereiro e neste momento de crise não há prazo para terminar. Nesses casos, é prudente que os proprietários andem com a Nota Fiscal de compra do veículo e a sua identidade.

Comunicação de venda

É o processo de registro da informação sobre a transferência da propriedade de um veículo, com a finalidade de eximir o antigo proprietário de responsabilidade mútua pelas penalidades impostas e suas reincidências, a partir da data da venda. A comunicação de venda já pode ser realizada em 76 unidades de atendimento, sem agendamento prévio.

Transferência de propriedade

É importante lembrar que, desde o início da pandemia, O Detran suspendeu a aplicação da multa administrativa do artigo 233 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) nas Transferências de Propriedade. Dessa forma, quem fizer o registro da TP após o prazo de 30 dias dado pelo CTB não será penalizado. Sendo assim, não é necessário correria aos postos para realizar esse serviço.

Com a reabertura gradual de mais unidades, o Detran disponibilizará, a partir das próximas semanas, mais 30 unidades para realizar o serviço de transferência de propriedade.

Fonte: Redação 16/09/2020

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui