A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, divulgou o edital nº 03/2020, nesta sexta-feira (10), com 4.560 vagas em 37 cursos gratuitos na modalidade Ensino a Distância (EaD) para capacitação, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento social, oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). As inscrições, também online, serão feitas somente nas próximas segunda (13) e terça-feira (14), a partir das 9h, no site do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal da Prefeitura de Macaé (NTM), parceiro no projeto, a partir de link no Portal da Prefeitura de Macaé. A relação dos cursos pode ser conferida abaixo e no edital disponibilizado.

Conforme o edital, cada candidato poderá se inscrever em até dois cursos. Em caso de mais inscrições pelo mesmo candidato, prevalecerão as de data e hora de requerimento mais recente. No documento, o Cetep ressalva que “toda comunicação com o candidato será feita por meio do e-mail fornecido”, portanto, se o e-mail estiver incorreto o candidato não receberá o login e a senha para ter acesso à plataforma do curso no site do NMT (www.ntmmacae.com) e terá a sua matrícula cancelada.

Os candidatos receberão, virtualmente, no site do NTM, o material necessário para participarem dos cursos oferecidos. Este foi o segundo edital com cursos online oferecidos pelo Cetep este ano no período da pandemia do coronavírus a fim de que as pessoas possam ampliar seus conhecimentos onde estiverem pela Internet. No primeiro, em maio, foram 24 cursos com 4.440 vagas, o que significa que o Cetep ofertou em dois meses um total de 9 mil vagas gratuitas de cursos virtuais, atendendo assim, também, ao protocolo de isolamento social.

Entre os novos cursos oferecidos neste segundo edital estão Tendências da Gestão de Pessoal Pós Pandemia; Tai-Chi Chuan para o Cuidado da Saúde Mental; Emoções em Equilíbrio; e Brincadeiras Criativas em Tempos de Pandemia, voltados para o momento que o mundo enfrenta. Mas o novo edital contempla outros novos cursos online como Biscuit Básico; Desenho para Iniciantes; Técnicas Básicas para Decoração; Introdução ao MS-Project; Introdução ao Pacote Office; Introdução à Redes de Computadores; Operador de Computador; – Produção e Comercialização de Alimentos Caseiros; Panificação Artesanal – Faça e Venda; e Noções Básicas para Recepcionista de Hotel.

Relação dos cursos disponíveis

1 – Formação de Preço de Venda;

2 – Introdução à Gestão de Compras;

3 – Noções Básicas de Almoxarifado;

4 – Tendências da Gestão de Pessoal Pós Pandemia;

5 – Gestão em Salão de Beleza;

6 – Legislação Ambiental;

7 – NR 25 – Gerenciamento de Resíduos;

8 – Secretária de Consultório Médico;

9 – Tai-Chi Chaun para o Cuidado da Saúde Mental;

10 – A História da Moda;

11 – Biscuit Básico;

12 – Desenho para Iniciantes;

13 – Introdução à Produção de Moda;

14 – Técnicas Básicas para Decoração;

15 – Marketing e as Redes Sociais como Ferramenta;

16 – Introdução ao MS-Project;

17 – Introdução ao Pacote Office;

18 – Introdução à Redes de Computadores;

19 – Plano de Marketing;

20 – Excel;

21 – Word;

22 – Operador de Computador;

23 – Emoções em Equilíbrio;

24 – Ensino da Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais;

25 – Introdução à Matemática Básica;

26 – Introdução à Psicopedagogia;

27 – Introdução as Políticas Sociais;

28 – Noções Básicas para Auxiliar de Creche;

29 – Alimentação Saudável;

30 – Aproveitamento Integral dos Alimentos;

31 – Produção e Comercialização de Alimentos Caseiros;

32 – Panificação Artesanal – Faça e Venda;

33 – Análise de Risco;

34 – CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;

35 – NR9 – Programa de Prevenção de Riscos;

36 – Brincadeiras Criativas em Tempos de Pandemia;

37 – Noções Básicas para Recepcionista de Hotel.

Conheça o Cetep

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) funciona à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro de Macaé, onde foi a Escola de Informática (um Projeto de Inclusão Digital da Prefeitura de Macaé, ligado à Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e à Secretaria de Ciência e Tecnologia). Em 2007, foram implantados cursos nas áreas Administrativa e de Informática ministrados por professores voluntários da secretaria. Em 2008, a Escola de Informática passou a ser Cetep e uma das principais ações foi a execução do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar). Entre 2008 e 2012 o Cetep emitiu no total 22 mil certificados. De junho de 2015 a dezembro de 2016 foi o período da Agetrab. Com a reforma administrativa o Cetep passou a integrar a Secretaria Municipal de Educação e, somente nos últimos três anos, ofertou mais de 8.500 vagas nos cursos presenciais de capacitação profissional, com rápida duração e voltados ao mercado de trabalho em diversos eixos formativos. O trabalho é desenvolvido com parceiros empresariais e institucionais em diversos setores.

Fonte: Prefeitura Macae 10/07/2020

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui