Quem passou pelo Jardim São Benedito, nesta quinta-feira (9), encontrou um cenário diferente do que o que é típico do local, que é ocupado por dezenas de pessoas em situação de rua. Todas as barracas e objetos que estavam instalados no espaço não estão mais a área. Segundo informações não oficiais, uma ação da Superintendência de Postura com o apoio da Guarda Civil Municipal retirou todo o material das redondezas do Jardim.

Desde abril, o Terceira Via acompanha a situação destas pessoas, que chegaram a montar uma “sala de estar” a céu aberto próximo do Mosteiro Santa Face, onde freiras distribuem alimentos nas proximidades do Jardim São Benedito. Apesar da cobrança de medidas por parte das autoridades, nenhuma ação eficaz havia sido feita até o momento.

Constantes reclamações
Em reportagens anteriores, muitas pessoas já reclamaram de transtornos causados pela presença dessas pessoas. Entre elas está o padre Walas Maciel – responsável pela igreja São Benedito.

“Eles criaram um espaço ali como se fosse um acampamento, onde armam tendas a noite, junto as paredes da igreja. Eles dormem ali e ficam durante o dia. E, nesses espaço, se alimentam e fazem suas necessidades. Eles costumam levar móveis velhos, acumulam lixos e a comunidade reclama muito pois a praça foi criada para ser um ambiente agradável e não é isso que encontramos”, afirma o padre.

Moradores de prédios residenciais no local também reclamam da situação. Eles alegam que se sentem incomodados diante do frequente uso de drogas, práticas sexuais, agressões, ameaças e furtos que aconteceriam no local. Eles também reclamam do acúmulo de lixo e entulho e do fato de essas pessoas em situação de rua terem reunido móveis e outros objetos de uso doméstico na praça, apropriando-se de um espaço que deveria ser de toda a população.

O Jornal Terceira Via entrou em contato com a prefeitura para mais informações sobre a ação recente , mas ainda não teve respostas.

Fonte: Jornal Terceira Via 09/07/2020

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui