Foi divulgado nesta segunda-feira, 30 de março, o edital do processo seletivo dos Correios para jovem aprendiz. A seleção visa ao preenchimento de 4.462 vagas, além da formação de cadastro de reserva. O anúncio saiu no Diário Oficial e no site da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios).

As oportunidades são para quem deseja ser jovem aprendiz das formações de assistente administrativo e assistente de logística, nas modalidades presencial ou à distãncia. Há reserva de vagas para negros (20%) e deficientes (5%).

Os selecionados receberão um salário mínimo (R$1.045), vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme (camiseta), fornecido pelos Correios.

Para concorrer, é necessário:

  • ter entre 14 e 22 anos de idade completos no ato da contratação;
  • Estar cursando, pelo menos, o 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série);
  • Ter matrícula e frequência escolar (caso não tenha concluído o nível médio);
  • Não ter contrato anterior como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa;
  • Não ter concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem similar ao oferecido.


Edital do processo seletivo para jovem aprendiz dos Correios

Inscrições abrem nesta terça-feira, 31

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir desta terça-feira, 31, no site dos Correios. O prazo para cadastrar-se vai até 30 de abril. Serão considerados diferenciais para a seleção conhecimentos sobre Noções Básicas de Editores de Texto, Planilhas, Navegação e Pesquisa na Internet. 

As vagas estão distribuídas por diversas regiões, incluindo Distrito Federal, Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, entre outros. A distribuição completa das vagas por localidade pode ser consultada no Anexo I do edital.

Correios abrem 4 mil vagas de jovem aprendiz em todo o país
(Foto: Governo Federal)


Candidatos serão submetidos a quatro etapas

O processo seletivo para jovem aprendiz dos Correios será composto por quatro etapas. São elas:

  • Inscrições, de caráter classificatório;
  • Comprovação de requisitos, com caráter eliminatório;
  • Exames médicos pré-admissionais, também de caráter eliminatório;
  • Contratação. 


Programa de Aprendizagem

O jovem aprendiz dos Correios passa por um Programa de Aprendizagem, realizado no sistema dual, que é composto pelas fases teórica e prática.

Quando o curso de aprendizagem for à distância, as atividades relacionadas à fase escolar serão integralmente realizadas dentro das instalações da entidade qualificada em formação técnico-profissional ou dos Correios.

No caso do curso de aprendizagem presencial, antes de iniciar a parte prática nos Correios, o aprendiz fará um módulo básico de 120 horas sequenciais na entidade qualificada em formação técnico-profissional. Nesta, o jovem permanecerá, semanalmente, dois dias e três dias nos Correios até o final da aprendizagem.

O período em que estiver em férias ou recesso escolar, o aprendiz deverá comparecer aos Correios para as atividades da fase prática.

A entidade qualificada em formação técnico-profissional fornecerá ao término do contrato de aprendizagem o certificado de conclusão, descrevendo o curso realizado, com a respectiva carga horária e o perfil de saída.

A certificação da formação técnico-profissional dependerá da aprovação no curso de aprendizagem e da avaliação na execução das atividades correlacionadas.

A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias, totalizando, no mínimo, 800 horas no decorrer do Programa. O Programa de Aprendizagem terá duração de um a dois anos, a critério da Administração Pública.

O que faz um jovem aprendiz dos Correios?

São atribuições do jovem aprendiz dos Correios transportar documentos entre as áreas internas, receber e expedir documentos, bem como arquivá-los. Confira a seguir as atribuições do cargo, descrita no edital.

Fonte:

30/03/2020 07:28/Atualizado: 30/03/2020 11:03

Folha Dirigida

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui