A passagem de uma frente fria pela Região Sudeste provocou áreas de instabilidade em todo o Estado do Rio. A previsão para Macaé é de tempo fechado, com possibilidade de chuva até sexta-feira (14).  Nesta quinta-feira (13), o mau tempo provocou o transbordamento do rio São Pedro, que corta distritos como os de Glicério e Óleo, segundo um boletim divulgado pelo O Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

De acordo com o órgão, o rio deve continuar subindo nas próximas horas, pois há mais áreas de instabilidade avançando em direção ao município. Já o Rio Macaé, na altura de Nova Friburgo (Macaé de Cima), está em nível amarelo, ou seja, em atenção. Ao contrário do Rio São Pedro, o seu nível está diminuindo. No entanto, a situação pode mudar a qualquer momento.

Diante disso, pessoas que moram em áreas de risco devem redobrar a sua atenção. A prevenção é fundamental para evitar tragédias em caso de acidentes. Caso o nível continue a subir, o risco de que a água invada as casas é grande, colocando em perigo a segurança de várias famílias.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil

Além das famílias ribeirinhas, quem mora em locais onde há risco de deslizamentos (encostas) também deve prestar atenção. Alguns sinais podem indicar que o imóvel corre riscos de desabamento. Em casos de rachadura nos pisos ou paredes, estalos ou postes e árvores inclinados, recomenda-se que a pessoa saia da casa imediatamente e acione a Defesa Civil.

Em caso de emergência, a população deve ligar para o número: 199. Na região serrana, o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério: 2793-3846. O contato também poderá ser feito com o Corpo de Bombeiros, no 193.

Fonte:Redação Notícias Macaé 13/02/2020 – 14:33

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui