Visando encurtar a distância entre o cidadão e a Prefeitura de Macaé, já está disponível para download na Google Play Store o “Macaé APP” aplicação que oferece um mix de serviços públicos ao cidadão de forma rápida, eficiente e, sobretudo impessoal. O decreto regulamentando o serviço foi publicado hoje no Diário Oficial.

O aplicativo, que em breve também estará disponível em iOS, foi desenvolvido através de uma ideia dos alunos do curso de pós-graduação em Gestão Pública da Femmas. A iniciativa, de pronto foi encampada pela secretária de Planejamento que mobilizou seu laboratório de inovação, o Inova Macaé para desenvolver o aplicativo, utilizando como mão de obra os próprios servidores municipais. Ou seja, a aplicação foi desenvolvida sem custos para o erário.

“Essa ideia surgiu na união de esforços da Universidade, o projeto Macaé Start Up e o Inova Macaé. No curso, os alunos apresentaram suas ideias para facilitar o atendimento público e o laboratório de pronto participou do desenvolvimento”, explica o secretário de Planejamento José Manoel Alvitos.

Muito além de um site: a plataforma combina funcionalidades já disponíveis no site da Prefeitura (como o Portal de Notícias e o Portal da Transparência) com ouras novas como, por exemplo, o mapeamento dos horários e linhas de ônibus. Outra funcionalidade bastante interessante é a aba de serviços. Lá a população pode, por exemplo, solicitar ações como tapa buracos, manutenção de ruas, além de reclamar de serviços ora mal prestados. No ambiente também é possível realizar queixas ao Procon, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos.

“O prefeito Dr. Aluízio mobilizou toda a equipe de todas as secretarias para receber e encaminhar as demandas. A ideia é que nenhuma reclamação ou pedido fique sem resposta” explicou José Manoel acrescentando que pelo app também é possível acompanhar o andamento de processos na prefeitura pelo número de protocolo.

O coordenador do Inova Macaé, Jerônimo Santos, destacou a importância do aplicativo no intuito de fortalecer o controle social dos atos públicos. Entre as inúmeras funcionalidades do Macaé APP, ele destaca a possibilidade de enviar ocorrências sobre temas de zeladoria urbana. Nesse ícone, o cidadão poderá tirar foto de uma árvore caída na rua e solicitar que a prefeitura a retire. A população também vai poder saber, com antecedência, se alguma rua foi interditada ou se setores administrativos mudaram de endereço.


Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui